.

Resenha: Livro o Extraordinário

Resenha: Livro o Extraordinário

Um dos livros que li no mês passado foi “O Extraordinário“, e como prometi para vocês, fiz a resenha dele.

August Pullman é um menino de 10 anos que nasceu com uma anomalia facial, causada por uma síndrome raríssima que atinge 1 a cada 4 milhões de pessoas. “É como ser sorteado na loteria do azar”, frase de algum capítulo do livro. Apesar disso, ele é um menino inteligente, doce, bem maduro para sua idade e disposto a fazer o bem a quem está ao seu redor. No desenrolar do livro é descrito com mais detalhes sobre o rosto do August, mas ainda assim é difícil imaginar como ele realmente seja. E a cada capítulo do livro a gente vai conhecendo os obstáculos que uma mera imperfeição facial pode causar.

“Você não consegue se esconder quando nasceu para se destacar” – Auggie

Sinopse oficial: August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

O livro é bem interessante pois cada capítulo é narrado por um personagem, contando sobre  a vida do August em pontos de vista diferentes. Isso torna o enredo mais leve e de fácil leitura.

Minha opinião: “O Extraordinário” não é  daqueles livros com final bombástico – apesar de emocionante – e a história se passa somente ao redor das dificuldades e triunfos de Auggie.  Depois de ler esse livro eu tive um novo olhar para as pessoas que tem algum tipo de anomalia. Já fiz trabalho voluntário com crianças deficientes e vi de perto o quanto elas tem que enfrentar obstáculos infinitamente maiores que seus amigos e parentes, mas nunca tinha refletido sobre essa questão de preconceito. A história é bem juvenil, eu esperava um pouco mais. Ainda assim adorei o livro e acho que deveria ser distribuído em escolas públicas para conscientizar as crianças a não praticarem bullying.

E olha só o que eu encontrei: um book trailer com um trecho do livro. Muito fofo!! :D

Alguém já leu esse livro? Gostaram do trailer? :D

8 thoughts on “Resenha: Livro o Extraordinário

  1. Raphaela

    Eu comprei o livro fazem uns 3/4 meses. E ainda não li. Por motivos de uma extensa lista na frente haha.
    E já que vc está nessa vibe de ler Fê. Eu te recomendo o livro “como eu era antes de você” terminei hoje e simplesmente não tenho palavras para expressar o quanto esse livro é bom e emocionante.

    Beijooo

  2. Bruna

    Simplesmente fantástico! Amei o trailer e juro que até me deu um aperto no coração. Já estou com vontade de ir correndo na livraria comprar o livro. Adoro temas deste tipo, pois apesar do livro tratar de bullying e dificuldades para um garoto com uma deformidade facial devido a síndrome genética (acredito que infelizmente as críticas sejam mais severas), eu ainda luto contra os pensamentos negativos devido a todas críticas recebidas na infância e adolescência apenas por ser gordinha. Então sempre gosto de ler coisas sobre o tipo des dos mais simples até os mais elaborados. E fiquei curiosa para ver como esse garoto lidou com tudo, qual foi a sua visão.

    ps: adorei a parte do ‘sobre mim’ do seu blog porque também sou super tagarela kkkk

    bjs!!

    http://www.konkeblog.com

    1. Fezoka Post author

      Eu sei como é, Bru! Já fui gordinha, nunca me senti mal comigo mesma mas recebi muitas ofensas na infância… até hoje algumas pessoas aparecem para falar bobeira e relembrar que já fui gorda. Mesmo estando magrinha, rs.
      É assim mesmo, tem pessoas que sentem prazer em ofender. Só cabe a nós ignorar e ajudar quem passa por isso!

      Beijo ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>