.

Vegetarianismo x Preconceito

Vegetarianismo x Preconceito

Esse post vai dar polêmica, mas eu preciso desabafar.

Nunca vi um carnívoro se referir ao vegetarianismo sem nenhum preconceito. Pode até ser que existam pessoas que respeitam a opção alimentar dos outros, mas eu particularmente não conheço quem o faça. Desde que comecei a pensar na hipótese de ser vegetariana, me atentei em reparar como as pessoas enxergam quem decide parar de comer carne. Não por algum motivo mas sim por intuição, é natural que a gente se envolva mais com o assunto. E percebi que os questionamentos começam antes mesmo de você dizer que tem acompanhamento de nutricionista ou que tem motivos de sobra para não querer comer carne.

Pago para conhecer o vegetariano que nunca ouviu “- Mas nem peito de peru? E atum, peixe, frango, nada disso?” seguido de “Nossa, mas você vai ficar doente!”. Eu não ligo muito para a opinião alheia, mas confesso que incomoda ser atacada como se estivesse fazendo algum mal para a humanidade, parece que eu confessei ser usuária de substâncias ilícitas. É julgamento de todos os lados, o argumento vem de onde você menos espera… sobre sua dentição afiada, digestão, ancestrais, parece que para algumas pessoas o sentido da vida é COMER ANIMAIS. E ponto. E eu achava que não existia nada mais polêmico que religião e ciência… ledo engano. Calma, pessoal! Menos revolta, vegetariano não é barata ser repelido dessa maneira. Cadê o bolsa vegetariano, já que quem sofre preconceito no Brasil tem benefícios? (não estou julgando quem precisa, ok? Só fazendo uma alusão mesmo)

Me comovi com o comentário de uma leitora que recebeu o conselho da avó do cônjuge, dizendo que se um dia ela engravidar, será obrigada a comer carne para a saúde do bebê. Como assim, gente?! Onde é que foi parar o limite dos palpiteiros da sociedade? Sinceramente, eu nunca vou entender qual o fundamento em palpitar e cuidar da vida alheia.

Meu intuito com esse post é que façamos as pazes, vegetarianos respeitem os carnívoros e vice-versa. Porque também tem vegetariano muito chato por aí, achando que pode proibir todo mundo de comer carne.

Conheço muita gente que não come carne e é mais saudável que os demais, hoje em dia é possível até mesmo fazer musculação com o objetivo de hipertrofia sendo vegetariano e ainda assim ter bons resultados. Independente de consumir carne ou não, todo mundo deve consultar um nutricionista para avaliar a alimentação, é essencial.

Então estejam em dia com a academia, os exames e consultas médicas para da próxima vez que alguém questionar ou julgar alguma de vocês por conta de consumir carne ou não, tenham a resposta na ponta da língua: “Eu estou saudável, e você?”.

Por um mundo mais feliz e saudável após a geração Whey Protein, onde quem consome essa substância após o brigadeiro se considera atleta.

E só pra constar: eu tomo whey há muitos anos e bem antes dessa modinha fitness, tá? rsrs

Sejam felizes! S2

Ps: Estou parando de comer carne aos poucos, a vermelha não como mais e consumo peixe de vez em quando, no meu ritmo.

19 thoughts on “Vegetarianismo x Preconceito

  1. laiza

    que orgulho de você ,fer !
    Estou tentando também, e não é fácil,principalmente para a familia ..
    Agora perto do trabalho tem um restaurante vegetariano e vegano ,super achado !

    beijo ♥

  2. Raphaela Zeller

    Bom rsrs. Vamos lá. Eu já fui carnívora e já fui vegetariana. Então posso expor os dois lados da moeda. Primeiro respondendo a Thuani: Hummn…. Acho que vc não sabe a enorme catástrofe que comentou mas tudo bem haaha. Os desmatamentos AUMENTARAM gigantescamente SIM e sabe por que meu bem? Por que o consumo de carne cresceu. O gado crescendo os pastos precisam aumentar para alimentar todo o gado. E não para plantar alface para um vegetariano ;)
    Agora respondendo a Jessica: como disse. Já fui os dois lados da moeda. Então não. Na minha opinião não são os vegetarianos que começam. Quando eu era carnívora tinha duas colegas de faculdade que são vegetarianas. Eu tive curiosidade sobre suas dietas alimentares. Mas não sou ignorante como a maior parte da população. Que acha que CARNE é somente carne vermelha. E dai surgem as perguntas: “mas nem peixe? Presunto? Frango?”eu perguntei o que elas costumavam comer. Se sentiam-se bem. Em momento algum as ofendi é em momento algum elas se defenderam. E quando passei a ser vegetariana. Os primeiros a criticar foram meus pais. Acredite os mais próximos são os que mais criticam. “Ah ta, vamos ver quanto tempo vc vai aguentar” “quero só ver cair numa doença aí” e por aí vai. Eu nunca tento influenciar alguém a ser vegetariano. Assim como odeio quando ficam insistindo para que eu volte a comer carne. E já fazem quase dois anos que sou vegetariana e minha família e alguns amigos ainda acham a maior bobagem. Que eu ficarei doente e etc. Me zoam falando que vivo de brócolis. E o espanto das pessoas quando vc fla que é vegetariano chega a ser ridículo. Como se fosse uma anomalia mesmo. Que vc está louco e perdeu o juízo completo e necessita ser internado. “Nossa (cara de espanto) mas agora vc vai comer o que? Nada né?”
    O que eu vou comer ou não cabe a mim decidir. (A resposta já não é mais pra Jessica rs e sim pro post). Existem tantas opções que carne é apenas algumas delas.
    Carnívoros não comem TODOS os dias arroz e feijão? Pois nossssssaaaa olha que coincidência. Vegetarianos também comem isso. :0 alfaces (Pq existem muitas),tomate, milho, ervilha, ovos, leite, queijo (para quem não é vegano), as milhões de frutas existentes, cenoura, pepino, macarrão. E pasmem que até no Mc Donalds eu como. Fome eu não passo. Nem em churrascaria. Sempre tem algo que possamos comer.
    E claro também tem sempre aquilo “mas vc parou de comer carne para salvar os animais? Sozinha vc não consegue”. Bom. Então se for assim eu deveria jogar o
    Lixo na rua. Afinal sozinha eu não consigo limpar o planeta! ;)
    Mas esse é o pensamento mais egoísta e mesquinho possível. Eu tento salvar quem eu desejar. Se for me fazer bem que mal tem? Se eu não jogar o lixo no chão a minha parte eu fiz. Posso não mudar o mundo sozinha. Mas eu sei que fiz a diferença. Sei que tenho a conciencia limpa. Assim como não comer carne. Parei pelos motivos óbvios de dó e sofrimento dos animais e também por que não me sentia bem comendo.
    Hoje sou mais feliz, mais disposta, meu estômago não pesa após as refeições e bem comigo mesma. Físico e mental.
    Outros esclarecimentos. “Mas vc não come carne e usa produtos e maquiagens com teste em animais ou partes deles” como que se julga o que eu faço ou não antes de me perguntar?! Não eu não uso maquiagens onde foram realizados testes em animais. Hoje em dia sabemos as marcas e se não sabemos consultamos no site que informa TUDO! E não adquiro produtos de couro ou com partes animais. Simples assim. Tenho o direito de além de escolher o que como, de escolher o que comprar e usar. É só ter bom senso.
    Enfim haha. Acho que é só Fê, isso me revolta. Pq estou tendo sempre que esclarecer as coisas pra pessoas que nunca sabem de nada. Que não pesquisam e formulam ideias próprias na cabeça. Antes de eu discutir qualquer assunto que eu não saiba eu me informo rs. Por isso antes de ser vegetariana eu me informei.
    Beijo

    1. Fezoka Post author

      Então, Rapha…
      Concordo com o que vc disse e penso exatamente assim, porém meu post já foi polêmico o suficiente rsrs

      E se a gente entrar no tema de Veganismo então, aí o bicho pega… mal sabem os Vegans que nem a caneta Bic é 100% veg. Agora imagina se a pessoa vai deixar de assinar um papel no banco só por causa disso? Não né?

      É assim mesmo, essas coisas tendem a serem polêmicas…

      Beijos!

  3. Thuani

    Respeito a tua opinião, porém, discordo plenamente de você! Eu não concordo com quem deixa de comer carne para salvar os ANIMAIS, sim, você deve estar pensando como assim meu Deus? Que pessoa é essa? Mas você já parou para pensar e AS PLANTAS? Nisso você passa a comer mais PLANTAS, que muitas vezes vem de áreas de matadas, pois já que o consumo está maior tem que aumentar a área de plantio, certo né? As plantas são tão importantes quando os animais e quase ninguém tem essa consciência ambiental, pois planta não é fofo! Eu passo a concordar contigo se você dizer comer carne me faz mal ou não como porque não gosto, mas falar que é por causa dos animais!! E as plantinhas que “liberam” O2? Entenda que isso não foi um comentário maldoso ou ruim, só quero que você pense nas plantinhas, só isso!! Beijos e Boa semana!!

    1. Fezoka Post author

      Oi Thuani,
      Li novamente o post umas duas vezes e em nenhum momento disse que não como carne apenas por causa dos animais… talvez você tenha subentendido isso por conta da ilustração, que está ali só para compor o post, mesmo.
      Você deve ser uma nova leitora, as meninas que me seguem há mais tempo sabem que eu não gosto de comer carne principalmente pelo fato que me faz mal, desde a digestão até o aspecto da minha pele… Parcialmente também, pelo fato de eu gostar de animais e saber que eles são muito maltratados desde que nascem até o abate. E penso assim desde criança, nunca dei trabalho para comer mas questionava muito minha mãe, rsrs.
      E eu também discordo de você, já que as plantas que comemos são destinadas a esse fim (ervas – que eu mesma planto, verduras, etc). Eu não como árvores, por exemplo. O bairro onde moro é bem arborizado e a gente faz a nossa parte para contribuir com as plantas. Entre um pé de alface e um boi, EU acho que o animal sofre muito mais e impacta de maneira maior no meio ambiente… ALém do que, eu preciso comer alguma coisa, rs.
      Respeito igualmente sua opinião, como já disse, cada um tem seu ponto de vista e uma percepção em relação a cada assunto, né?! Por isso gosto de debater. :D
      Um beijo, boa semana para você também!!! :x

      1. Thuani

        Entendo no que e em que você quer chegar, mas isso é um tema muito complexo, envolve várias interações ecológicas, que essas contribuem para todos os seres vivos, da mesma forma que nós não podemos pressionar um ser e aliviar outro, porque no final todo mundo depende do outro.

        (Ps: eu pensei que eu você iria me “descascar”, porém tu me surpreendeste com a sua educação! :) E eu sempre leio teu blog, faz mas ou menos um ano :P)
        Beijos, boa semana :)

      2. Fezoka Post author

        Oi, Thuani!
        É isso mesmo, consegui captar o que você quis dizer. Mas na verdade estou me sentindo bem melhor consumindo mais vegetais, sabe? Descobri tanta coisa saudável e gostosa que me sinto até mais feliz.
        Esse tema é muito complexo, ainda mais pra tratar via comentário! E se fosse pessoalmente, talvez passaríamos o dia todo debatendo e ainda assim a conversa não terminaria… rs

        Ah, e eu gosto de deixar todo mundo a vontade para expor sua opinião por aqui, desde que não sejam ofensas, todas as minhas leitoras podem falar o que quiserem. E acredite: eu gosto. :D

        Beijo enorme e boa semana! Obrigada por me acompanhar! :x

  4. Amanda

    Oi… é a primeira vez que entrei aqui e vi seu post sobre vegetarianismo, nossa falou tudo ameiii…

    Sou vegetariana a 5 anos, e tive dois babys depois de virar vegetariana, e não consumi carne nas gestações, e nunca tive nada, nem anemia e nem outra coisa. Meus filhos também não comem carne, e estão super saudáveis…

    Vou voltar mais vezes viu :)

    1. Fezoka Post author

      Oi Amanda!
      Poxa, gostei do teu comentário.. acho importante ler relatos assim, principalmente sabendo que você teve bebê e eles estão saudáveis. É só ter acompanhamento médico que tudo dá certo!
      Beijo enorme

  5. Rafaelli

    Nunca tive preconceito com vegetarianos, já que frequentava uma igreja onde muitas pessoas eram e minha mãe, inclusive, foi vegetariana por uns 3 anos, mas de uns anos pra cá parece que ser vegetariano virou moda e quem é quer que todo mundo seja.
    Acho que esse “preconceito” que alguns vegetarianos e veganos sentem muitas vezes em das atitudes deles mesmos… afinal não são só eles que escutam esses comentários bestas. Já cansei de ouvir muita besteira de veganos porque minha família é gaúcha e eu adoro churrasco, e ouvi muito mais do que falei, afinal, cresci vendo pessoas serem vegetarianas e sempre achei ABSOLUTAMENTE NORMAL.
    O problema é que quando você convive com veganos (ou vegetarianos) que acham que são as melhores pessoas do mundo por não comerem carne e vivem apontando isso na sua cara, você acaba pegando raiva não pela prática, mas pela chatice da pessoa… e essas pessoas acabam gerando uma opinião que infelizmente acaba se generalizando, daí os veganos legais acabam pagando o pato.

    1. Fezoka Post author

      É verdade Rafa, eu mesma evito dar muita liberdade para pessoas assim, porque pra mim só é viável parar de comer carne. Deixar de consumir produtos de origem animal, orgânicos, essas coisas, não condiz com minha realidade…
      Infelizmente sempre tem gente tentando fazer confusão por esse assunto. :(
      Ainda bem que vc entende e respeita!! Bjs

  6. Larissa Siqueto

    Olá querida, é a primeira vez que entro no seu blog e me deparo com esse post, nossa já gostei de cara rsrs!
    Sou vegetariana há quase 2 anos e sofro muito preconceito, várias piadinhas, é muito triste isso …
    Adorei o assunto abordado, está de parabéns pelo blog, sucesso c:

  7. Jessica

    Verdade Fe, não discordei de tudo não rs, foi mais dessa parte dos obcecados rs, é que foi a parte que mais me chamou atenção, daí meu cérebro só frisou isso kkkkkk…mas é isso mesmo, as vezes nós reparamos mais em quem fala aquilo que não concordamos…por exemplo, as vezes nem foi o caso de conhecermos mais pessoas agressivas contra o nosso ponto de vista, e sim, o que chamou nossa atenção foi o fato dela nos chocar com os comentários agressivos, pois geralmente quem concorda conosco, mesmo sendo as vezes fanático, não nos choca tanto quanto o contrário, entendeu? Nossa falei muito, mas acho que vc entendeu! Mas é isso mesmo, o mundo precisa aprender a respeitar as opiniões alheias e colocar sua opinião com respeito! Pois o que seria do verde se todos gostassem do amarelo, não é mesmo? Bom, já gostei de vc e vou te acompanhar nas redes sociais e no seu blog, que já coloquei nos favoritos! Beijo no seu coração!!!

    1. Fezoka Post author

      É isso mesmo, Jessica… é o condicionamento do nosso cérebro, só focar no que nos “interessa” rsrs. Já estudei PNL e é exatamente assim, por isso devemos aceitar a opinião dos outros. Cada um tem um ponto de vista, simples assim…
      Também gostei de você! HEHEHE :D
      Beijo enorme

  8. Jessica

    Olha Fê, é a primeira vez que entro no seu blog, não te conheço, mas entendi o que vc quis dizer…mas estando do outro lado da balança, devo dizer que acho totalmente o contrário de tudo que vc disse…qualquer post que tenha um vegetariano, pode reparar que a briga começa por parte dos vegetarianos…pois sempre falam como se quem come carne não tem coração, parece até que somos canibais…parece que somos burros e ignorantes…eu acho normal uma pessoa ser vegetariana, nada demais…é muito melhor do que ser obeso comendo um monte de porcaria e cheio de doenças! Cada um tem sua opção, mas sempre vejo o preconceito por parte de quem não come carne, as vezes parece até uma seita, pois são todos tão ávidos nas respostas sempre cheias de muitos argumentos, pra nos mostrar o quanto a gente não se preocupa com os animais e etc…cada um tem sua opção, o que falta é o respeito com a opinião alheia…e quanto aos parentes que dão palpite…isso é normal…as vezes é sem maldade!!! Vamos selar a paz rs, um beijo no seu coração!!!

    1. Fezoka Post author

      Oi, Jé!

      Também compreendo seu ponto de vista, mas eu disse no próprio post, tem muito vegetariano preconceituoso também! Agora, você disse que discorda de tudo que eu falei… é tudo mesmo ou apenas em relação aos vegetarianos serem mais implicantes?!

      Não defendi ninguém, só quis expor o quanto as pessoas são atacadas quando decidem virar vegetarianas. Cada um tem um ponto de vista, você já conheceu mais vegetarianos “agressivos” e eu o contrário… :)

      O importante é que cada um respeite o direito de liberdade do próximo, pois acho que nem mesmo a família pode querer obrigar (o que é diferente de opinar).

      Beijo e feliz 2014!! :D

    2. Fezoka Post author

      Oi, Jé!

      Também compreendo seu ponto de vista, mas eu disse no próprio post, tem muito vegetariano preconceituoso também! Agora, você disse que discorda de tudo que eu falei… é tudo mesmo ou apenas em relação aos vegetarianos serem mais implicantes?!

      Não defendi ninguém, só quis expor o quanto as pessoas são atacadas quando decidem virar vegetarianas. Cada um tem um ponto de vista, você já conheceu mais vegetarianos “agressivos” e eu o contrário… :)

      O importante é que cada um respeite o direito de liberdade do próximo, pois acho que nem mesmo a família pode querer obrigar (o que é diferente de opinar).

      Beijo e feliz 2014!! :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>