.

Atualização: Sobre a minha alimentação “vegetariana”

Atualização: Sobre a minha alimentação “vegetariana”

Oi, gente!

No final de Janeiro fiz um post contando que estava parando de comer carne (comecei esse processo em agosto/2012), até que em março/2013 eu definitivamente não sentia nenhuma necessidade e consumia apenas peixe de vez em quando.

Fui à minha médica para uma consulta de rotina pois precisava saber o motivo da queda do meu cabelo e fraqueza nas unhas. Então, após analisar meus exames ela notou que eu estava com uma leve deficiência de ferro. Expliquei que eu não estava comendo carne vermelha mas que compensava com verduras e legumes ricos em ferro, mas mesmo assim a médica disse que não era suficiente.

Ela me explicou que o ferro presente na carne é diferente do encontrado em vegetais, e que era teoricamente impossível essa substância estar presente em suplementos alimentares. Entre outros fatores, entendi que meu corpo não está preparado para deixar de consumir carne vermelha, mesmo contra minha vontade. Caso eu insista sei que vou adoecer pois já tive anemia uma vez e foi muito difícil a recuperação.


Que raiva de jogar fora toda minha dedicação! rs

Decidi fazer esse post para atualizar vcs sobre o meu processo porque recebo dúvidas de muitas meninas sobre alimentação.

Só para lembrar: vocês SEMPRE devem consultar um médico antes de tomar qualquer decisão, ok? E esses posts foram só para contar minha história, não quero incentivar ninguém a fazer o mesmo ou ditar o que é correto.

Fiquei bastante decepcionada com essa resposta, está sendo super difícil voltar a comer carne vermelha. Estou consumindo hamburguer caseiro sem gorduras e geralmente, com acompanhamentos para disfarçar. Mas… é a vida, né?! Melhor cuidar da saúde para não ter problemas futuros.

Sei que tenho algumas leitoras vegetarianas, portanto me digam: vocês já tiveram problemas com falta de ferro no organismo?  :P

31 thoughts on “Atualização: Sobre a minha alimentação “vegetariana”

  1. Ranny

    Ai Fê, eu sou vegetariana e eu me sinto tao bem, acho que como as meninas disseram acima talvez vc só precise procurar o profissional correto para esse seu probleminha.
    Amei as dicas da nutricionista que comentou ;)
    Agora comer animais, jamais, faz mal pro corpo e para alma que é o mais importante! Tenho certeza que você consegue um especialista no assunto que vai saber te ajudar. Beijões!

  2. Bruna

    Oi Fe,só hoje vi seu post, correria danada rsrss
    Também tenho esse tipo de problema com ferro, apesar de comer muuuuuito feijão e verdura
    eu adoro carne vermelha mas sou do tipo que não consigo comer muito, ou frequentemente.
    totalmente estranho, mas se não como também fico com fraqueza e tudo mais
    Vai entender esse nosso organismo né rsrs

    1. Fezoka Post author

      No nosso caso pode ser porque fazemos muito exercício, né Bru? A necessidade do corpo deve ser um pouco maior… só um exame de sangue e um bom nutrólogo para responder,rs.

      Beijo!!

  3. Lele

    Oi, Fê. Além da vitamina C, você deve incluir a salsinha e o inhame nas suas refeições. Esses alimentos são ricos em ferro. Beijinhos!

  4. Raphaela

    Eu nunca tive problemas Fê. Ja fui em varias nutricionistas. E elas sempre me disseram que eram contra a dieta vegetariana. Meus exames sempre dão bons. Como muito ferro as vezes até em excesso que tbm faz mal.
    E muita proteína também. Cerca de 4 a 5 ovos cozidos por dia (sem a gema) e sempre que possível PVT.
    Minha mãe esta sempre inovando. Ontem ela fez almôndegas de ricota com espinafre assada. Ficou uma delicia.
    Uma pena nao ter dado certo. Acho valido o conselho de procurar mais opiniões.
    Eu procurei. Até encontrar um nutrologo muito bom.
    Beijo Fê

    1. Fezoka Post author

      Sua mãe deve te ajudar bastante nisso, Rapha! Acho bacana, tem mães que não aprovam a dieta vegetariana.

      Poxa, almôndega de ricota? Ela é bem criativa!! Queria ter essas idéias também, rs.

      Beijoo :x

  5. Roberta

    Oi Fe, tudo bom?
    Fui vegana por cerca de 1 ano, sem nenhum alimento de origem animal e só voltei a ser vegetariana por conta de ser intolerante ao glúten, o que deixava meu cardápio realmente restrito, especialmente quando comia na rua.
    Lá em casa, eu e minha mãe somos vegetarianas, isso já faz 2 anos e nenhuma de nós teve esse problema ou com B12.
    É importante ter um cardápio rico em vegetais de folhas escuras, pois são fonte de ferro e cálcio também.
    Procure por sites especializados, onde você pode ter acesso a receitas boas e ricas em nutrientes, indico o vista-se, o cantinho vegetariano, menu vegano… tem muitos que podem te ajudar. Infelizmente existem muitas pessoas que são contra ao vegetarianismo, mesmo estando na medicina ou nutrição, simplesmente por preconceito… Procure outras opiniões, vá em outro médico. Não desanime…
    Bjs

    1. Fezoka Post author

      Oi Ro!
      Pois é, a maioria dos médicos são contra o vegetarianismo, mas com tudo na vida é assim, né? Sempre tem pessoas contra e a favor.
      Vou procurar alguém que seja especializado nisso, talvez uma nutricionista.. e já marquei com o NUtrólogo.

      Enquanto isso vou visitar esses sites que vc recomendou, assim posso ter mais idéias de receitinhas. :)

      Super obrigada pelo carinho, viu?

      Beijo!!:x

  6. Aryadne

    Oi Fe!!!Tô aqui só pra dizer que encontrei as rosquinhas,rsrsrsrsrs.Nossa como são D-E-L-I-C-I-O-S-A-S,que sabor!!!!!Eu comi elas com aquele chá verde TAEQ que vc postou uma vez,ficou ótimo!Adorei!São minhas queridinhas agora ;D Acho que a Mabel deveria te dar uma porcentagem das vendas por ter divulgado e atraído alguém a consumir o produto,kkkkkk beijos!

    1. Fezoka Post author

      Ahhhhh agora vc me entende, né?! Que legal que vc achou! :D
      Só não sei como eu sobrevivi sem isso até hoje, juro! Tenho que tomar cuidado por conta do carboidrato, se deixar eu como muitassssssss, rs.
      Ótima idéia!! Cadê os responsáveis pelas Mídias Sociais da Mabel pra me mandar um caminhão dessas bolachas heim? huahahahuahuhauhuauha
      Eu ia adorar….rs

      Beijo lindona S2

  7. Juliana Olivieri

    Oi, Fê! Tudo bom contigo?
    Olha, acho bacana você procurar outros médicos para ver oq está acontecendo com o seu corpo…
    Eu fiquei um tempo sem comer carne e eu era super saudável!!! Meus exames, minha disposição, aparência, enfim, tudo ficou muito melhor! Infelizmente, por conta da rotina e correria, acabei introduzindo a carne novamente na minha alimentação (especialmente peixe) e vi que não tinha a mesma disposição e saúde como antes… por isso que reforço, procure outros profissionais para te auxiliar =]
    Espero que dê td certo =]
    Beijos e bom fds!

    1. Fezoka Post author

      Oi Ju! Td sim… espero que vc tb ;)

      Olha, se fosse há um ano atrás eu não teria noção da dimensão dessa disposição e mudança no corpo que você citou. Fiquei impressionada no quanto melhorei quando parei de ingerir carne, até meu humor melhorou. Claro que mesclei a uma alimentação melhor e faço exercícios… mas tive uma mudança muito positiva.

      Com certeza procurarei outros médicos.

      Obrigada pelo carinho, viu?

      Beijo :x

  8. Daiane

    Oi Fe…
    Eu não como carne desde criança e nunca tive anemia… Meu namorado também passou a infância sem comer e nunca teve anemia ou algo que atrapalhasse no seu desenvolvimento, muito pelo contrário ele é super alto e saudável… Depende do organismo de cada um eu acredito que é pq vc sempre comeu e foi parando… Vc pode voltar a comer as vezes até seu organismo não sentir mais falta… Bjs linda gosto muito do seu blog leio sempre =)

    1. Fezoka Post author

      Oi Dai, tudo bem?
      Então, eu tive anemia pela primeira vez na transição de infância para adolescência, me alimentava bem e comia de tudo, mas acho que faltava comer mais alimentos ricos em ferro.
      Poxa, fico feliz por vocês… Gostaria muito que meu organismo também aceitasse. Vamos ver o que o médico fala, né?
      Beijão :x

      1. Daiane

        Eu nunca gostei muito de carne então já não comia desde criança e quando descobri (sozinha) quer eram animaizinhos rs ai que não comia mesmo… Mas agora quando sinto fraqueza (queda de cabelo, unhas quebradiças, moleza) acrescento apenas 1 item na alimentação ( fatia de peito de peru, hambúrguer de frango ou peixe) de vez em quando… Acredito que seu organismo também se acostume assim com o tempo… Você vai conseguir =) Bjs

      2. Fezoka Post author

        Obrigada Dai!
        Nem me fale, criança demora um tempo para associar que a carne já foi um animalzinho um dia, né? Já vi isso dar problema pra muitas mães, rs.
        Beijo

  9. Jaddy Rodrigues

    Fê, eu queria muito ser vegetariana, mas ao contrário de você, morro se não consumir carne vermelha. Eu nunca fui ao médico pra saber o motivo, mas meu corpo sente necessidade de carne vermelha super mal passada. /carne bem passada ou ao ponto não descem.

    Beijos!

    1. Fezoka Post author

      Oi Jaddy!
      Provavelmente seu corpo tem uma necessidade maior, isso pode se por várias causas. Mas a carne muuuito bem passada não faz bem viu? Segundo alguns médicos que consultei, não tem problema comer a carne mal passada. :)

      Beijo!

  10. Aryadne

    Oi Feee!!!!Meu comentário hoje não é sobre o post,mas sobre uma rosquinha de banana & canela da Mabel que vc postou no instagram.Nossa eu moro praticamente do lado da fábrica da Mabel,rabalho em uma gráfica que faz a maioria das embalagens deles e acredita que eu NUNCA vi essas rosquinhas aqui na minha cidade!!??!!!Me deu água na boca,vou lá saber onde eu encontro,vc encontrou em mercados normais foi??Beijoka

    1. Fezoka Post author

      Oi Ary,
      Morri de rir com seu comentário! kkkkkkk
      Às vezes penso que sou a única pessoa no mundo que gosta de biscoito de banana, aí vem vc e diz isso para provar o contrário…que legal!
      É hiper gostoso viu? Eu achei no mercado daqui e só tinham 2 unidades, voltei pra casa feliz feito criança… huahuahuahua

      Foi no supermercado Sonda de São Vicente! Mercado comum, é uma rede de SP.

      Se vc encontrar me conte o que achou, pq eu gostei muito.

      Beijo :x

      1. Aryadne

        Eu adoro tudo que é de banana e canela,principalmente a banana com a canela,rsrs e se eu conseguir encontrar eu conto sim :) hoje mesmo vou ver se dou uma passada na loja de fábrica deles,eu quero porque quero experimentar essas rosquinhas,tá vendo oq vc fez com minhas “lombrigas” kkkkkk :p

  11. Fernanda

    Oi FE….Sou Nutricionista clínica e não como carne vermelha…essa sua anemia é bem relativa em relação a isso…acho legal vc procurar um nutrólogo ou uma nutricionista que possa te ajudar…por enqto faça o seguinte: coma carne vermelha apenas 1 vez na semana, nos demais dias, inclua muito vegetais na sua alimentação(o Ferro do vegetal é o ferro que chamamos de NÃO-HEME, ja o ferro da carne é o ferro HEME. O Ferro HEME tem maior biodisponobilidade, ja o NÂO-HEME menor(é menos absorvido). Para aumentar a sua absorção, adicione nas suas refeições sucos fontes de vit. C, ela tem o poder de transforma-lo em ferro HEME e faze-lo absorver…..bom….fica a dica FE linda!!!! espero ter te ajudado um pouquinho…mas procure sempre um profissional da área ta!!!! beijinhossss Fe

    1. Fezoka Post author

      UAU!
      Genteeee, para tudo! Olha que chique, uma nutricionista vindo me auxiliar, fiquei super feliz.

      Já marquei médico mas sua explicação foi uma super aula! Com certeza irei incluir Vitamina C nas refeições… super obrigada, Fe! Ameiiiiiiiii S2

      Beijo! :x

  12. laiza

    Como é dificil né fer ? Fiquei 3 anos sem comer carne vermelha , mas comia peixe sempre .. me deu anemia e até hoje sofro disso ! É complicado .. mas vai dar tudo certo :*

    Adorei o post *-*

  13. Jacque

    Olá Fe, como vai?
    Então, há muitos anos que não consumo carne, e tenho acompanhamento profissional. Te indico procurar um médico Nutrólogo, ele vai tirar todas suas dúvidas e cuidar dos seus exames e tudo mais.
    Minha mãe sempre foi vegetariana, e quando eu completei meus 19 anos parei de comer carne (tomei pavor, acredita?), hoje tenho 27 e sou muito feliz kkkk!!!
    Espero ter ajudado ;) Bjokas milll!!!

    1. Fezoka Post author

      Oi, Jacque!

      Vou fazer isso mesmo, o Nutrólogo é o profissional perfeito para me acompanhar.
      Eu estava indo bem, né? Mas agora regredi todo o processo, está mais difícil voltar a consumir porque já descostumei… :(

      Obrigada pela dica, viu?

      Super beijo :x

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>