.

Entendendo os perfumes e essências pela pirâmide olfativa

Entendendo os perfumes e essências pela pirâmide olfativa

Pirâmide olfativa nada mais é que uma descrição de um determinado perfume com base em suas essências, ela descreve os aromas utilizados compor a fragrância.

Mais importante do que entender a pirâmide olfativa é saber como usá-la. Quantas vezes já passamos algum perfume, detestamos no momento e depois o cheiro ficou delicioso na pele? Por isso precisamos também saber que o mesmo perfume tem um cheiro em cada pele. Esse quesito vou abordar de uma forma bem rápida, já que não é o foco do post. Tome nota!

O cheiro do perfume muda de pele para pele porque cada pessoa tem um tipo de derme. Oleosidade, hábitos de alimentação e higiene, remédios ingeridos, acidez. Embora quase ninguém perceba, cada pessoa tem um cheirinho peculiar, então quando passa perfume, forma-se um terceiro aroma.

Agora que você já sabe o essencial, vamos para uma explicação mais detalhada de como o perfume exala seu aroma quando aplicado na pele.

 Basicamente, o perfume tem três fases de cheiro:

Imediato - Assim que você aplica o perfume, rapidamente sente um cheiro forte de álcool e as notas de saída/cabeça da fragrância. Esse cheiro evapora rápido e depois de algum tempo já não é possível sentí-lo mais na pele. Geralmente são mais voláteis, por isso o ideal é esperar alguns minutos para então avaliar se o perfume é agradável ou não.

+- 15 minutos – Após cerca de 15 minutos é possível sentir as notas de coração/intermediárias, ou seja, a alma do perfume. É aquela nota que fica na pele até 3 ou 4 horas após a aplicação. Essas essências permanecem por mais tempo pois são mais pesadas. As notas de coração compõe a personalidade do perfume.

+- 30 minutos – Passados 30 minutos, já é possível sentir o cheiro que permanecerá na pele após 4 horas. Esse cheiro se chama nota de fundo, além de ser um dos componentes usados para fixar o perfume. Geralmente usa-se musk, almíscar ou aromas amadeirados.

Garanto que na próxima ida à perfumaria vocês irão avaliar o perfume com muito mais propriedade. Ah, vale lembrar que existem milhares de quesitos que determinam o tempo de fixação, entre outros aspectos. Isso vai da qualidade do perfume!

Vocês já conheciam a pirâmide olfativa?  O que acharam desse tipo de post? :D

10 thoughts on “Entendendo os perfumes e essências pela pirâmide olfativa

  1. Raphaela

    Adorei o post fê,
    eu sou uma viciada em perfumes.
    Compro perfume pra tudo, verão, inverno, primavera, outono, saidas a noite, dia a dia. Tenho 10 perfumes escolhidos a dedo e olfato haha.
    Se tem algo que nunca é demais pra mim alem de maquiagem é perfume hahaha

    adorei

  2. Mulher X Moda

    Eu já tinha noção da pirâmide, pq revendo avon e recebemos uns treinamentos de vez em quando, mais o pq de o perfume mudar de pele pra pele eu não sabia adorei saber!
    Beijos Fe

  3. Natalia

    Fê, muito interessante esse tipo de post informativo. Eu também não tinha noção de nada sobre isso, e não entendia quando as pessoas comentavam sobre isso. Adorei! Parabéns pela ideia!

  4. dani

    nossa, eu não tinha nem noção disso, muito bom seu post e com certeza qdo eu for escolher o perfume escolherei com “olfatos clínicos” hahahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>