.

Na cozinha da Fe: Hamburguer vegetariano de grão de bico

Na cozinha da Fe: Hamburguer vegetariano de grão de bico

Posso dizer que hoje eu sou uma pessoa 20% mais feliz por ter conseguido uma boa receita de hamburguer vegetariano!

Como já havia comentado com vocês, de um tempo pra cá eu praticamente não tenho consumido nenhum tipo de carne, principalmente a vermelha. Complemento minha refeição com outras fontes de proteína e consumo mais legumes, verduras, grãos e frutas. É um trabalho extra, porque tenho que preparar o cardápio do Igor (ele continua com o mesmo hábito alimentar) e o meu, diferenciado. Mas não importa, me sinto melhor assim…

Vamos à receita??

INGREDIENTES
2 xícaras de grão de bico cozido
1 abobrinha pequena
1 cebola pequena
Sal a gosto
Salsinha picada
farinha de trigo integral (o quanto baste para dar liga)
1 colher de sopa de azeite de Oliva
1 caldo de legumes Vitallie Knorr

MODO DE PREPARO
O grão de bico deve estar bem molinho para que a receita dê certo. Em um processador, bata os grãos até que forme uma pasta homogênea. Acrescente 1 colher de chá de sal e misture. Acrescente a cebola bem picadinha, a salsa, e o azeite. Reserve.

Em uma panela à parte, refogue a abobrinha com uma xícara de água e adicione o caldo esfarelado, até que ela fique bem molinha, quase desmanchando. Escorra a água da abobrinha, amasse, e misture com os demais ingredientes. Ela deve estar bem trituradinha….

Acrescente a farinha até dar liga, em um ponto que você consiga moldar com as mãos. Faça bolinhas, coloque na frigideira e dê um leve aperto com a espátula de fritar hamburguer para fazer o formato.

Assim que dourar, está pronto! Bom apetite. :D

Rendem 6 hambúrgueres bem gordinhos.

PS: Eu estou sem processador, bati no liquidificador e não deu muito certo, alguns grãos ficaram inteiros. Então é bom ficar de olho nessa questão.

16 thoughts on “Na cozinha da Fe: Hamburguer vegetariano de grão de bico

    1. Fezoka Post author

      Oi Dani,
      Que legal!! Parabéns… seja bem-vinda e muito sucesso.
      Adorei suas postagens, mas acho que você poderia colocar um fundo mais personalizado, algo mais feminino talvez e menos abstrato. O que acha? Esse site aqui tem uns fundos bem bacanas: http://www.backgroundlabs.com/ Depois é só aprender a ir configurando as demais opções. :D
      Beijooo

      1. Dani Martins

        Obrigada Fê!!!! Ainda estou aprendendo a administrar o blog rs. Muito obrigada pela dica! Gde bjo

    2. Dani Martins

      Ai Fê, vou querer muitas dicas suas…rsrs estou começando agora e ainda é apenas um lazer. Mas quero profissionalizá-lo p/ ficar bem bacana e interessante. Sei q as leitoras demoram p vir, mas estou bem tranquila!!! Muito Obrigada viu. Gde bjooo

  1. Raphaela

    Eh eu pensei em adicionar cenoura Fê. Nao sei se vc já ouviu falar no america. Mais lá tem o melhor hamburguer vegetariano.
    Já provei do The fifties, de outros de SP e em Santos tem no Sr. Sanduíche. Mais o do america eh o mais gostoso. Ele eh feito de abobrinha, quinua e cenoura. E eh empanadinho. Aff que delicia Haha.

    Add. Queijo eh uma ótima idéia.

    1. Fezoka Post author

      Apenas passando mal com o seu comentário, de tanta vontade de provar esses hamburgueres… agora que estou tendo mais prazer em comer vegetais, virei ALOKA da abobrinha, auhauhahauhaha.

      Eu também pensei em adicionar cenoura, mas como era a primeira vez quis seguir certinho, mas pode colocar que dá certo sim! Acho que até milho fica legal. Eu ia colocar linhaça, mas esqueci na hora que estava fazendo. O queijo é melhor colocar por cima depois de pronto, colocar molho e fazer um Parmeggiana…hummmm!!!!

      Será que dá certo empanar? É questão de testar né… mas fica menos saudável, rs.

      Beijo :D

      1. Raphaela

        Mais é assim mesmo rs, e eles ficam cada vez mais gostosos com o tempo. Com temperos diferentes. Variações de combinações. É tudo uma delicia.

        Humn, com linhaça deve ficar bom, eu tenho farinha de linhaça acho que colocarei..
        Agua na boca! hahaha parmeggiana de vegetariano.

        beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>